Resultado de imagem para os 13 porques netflix

Heeey 

Li o livro escrito por Jay Asher há mais ou menos dois anos atrás, quando soube da notícia de que a série seria produzida por ninguém menos que a rainha das séries originais Netflix soube que apareceria coisa boa. A história é muito forte e chocante, como todos os livros que abordam suicídio tem certas frases que fazem o leitor parar e pensar, afinal tudo que falamos ao outro pode afetar significativamente a vida dele e Hannah Baker é o exemplo perfeito disso.

Trazer esse tema ao catálogo de séries, ao meu ver, torna-se mais eficiente do que palestras sobre bullying nos auditórios das escolas, afinal tudo que é ali falado não sai da "teoria" e por mais que o jovem se identifique (o que sofre ou o que comete) nada muda, mas ver o que de fato acontece quando as palavras são mal colocadas ou intencionalmente danosas é algo que a Netflix soube fazer.

O livro tem cerca de 256 páginas, foi lançado aqui no Brasil em 2009 e infelizmente o preço sempre é salgado.

Os Treze Porquês

Hannah Baker cometeu suicídio. Um dia ela esta na escola e no outro não estava mais. Nunca mais. E não é como se todo mundo sentisse falta dela. Clay Jensen sente. E ele não consegue entender o que aconteceu, o que pode ter levado Hannah a acabar com a própria vida. Mas isso não vai durar muito tempo, porque a garota armou uma forma de fazê-lo entender o que houve. Ele e todos os outros envolvidos. Quando Clay volta da escola, em um dia aparentemente comum, encontra à sua espera um misterioso pacote com sete fitas cassetes com cada lado numerado de 1 a 13. Ao apertar play na número 1 se dá conta que quem está falando é Hannah, e que ela quer compartilhar os motivos que a levaram à morte.





Quanto a série eu estou C-H-O-C-A-D-A! Embora muitas pessoas tenham dito que a série não trás uma solução para a pessoa que quer se suicidar, acho que a questão é essa, que as pessoas em volta percebam mais atenção naquelas que precisam, ao retratar de forma clara o estupro e a cena da morte. Essa indicação não contém spoilers, apenas alguns motivos para que vocês assistam!

Clay recebe as fitas e ao longo de treze episódios  que mostram o que levou Hannah ao destino cruel de morrer sozinha. Para quem já sofreu como Hannah é uma série muito pesada, porque retrata de forma bem direta e real. Sim, existem outros filmes e livros que retratam da mesma maneira como A Lista Negra que claramente mostra os efeitos. A série faz a gente entender, assim como o livro, que tudo o que falamos ao outro não tem como a gene medir o efeito que vai ter.

Imagem relacionada

A série foi produzida por ninguém menos que a Selena Gomez! Que mostrou-se super envolvida, ela teve muita sensibilidade ao produzir algo com uma temática tão importante quanto o livro escrito por Jay Asher. Além de super engajada em vários projetos ao redor do mundo, ainda se importa com algo grandioso como esse.Além do mais é impossível não se apaixonar pelo elenco! Eles são uns amorezinhos, mesmo que as personagens sejam grotescas os atores que lhe deram vida são incríveis! São tão... parte da série que quase queremos saber mais profundamente da vida de cada um.

Nunca estive em uma posição como a de Hannah mas não posso dizer que nunca estive na posição de quem faz bullying , afinal o adolescente ou a criança são cruéis, mas também estive na posição do Clay, o que vê e nunca faz nada. Por isso ouvir/ver cada uma das fitas causa impacto, você sente de verdade o efeito que falar, fazer ou não falar e não fazer causam na pessoa. A série faz você pensar e uma série que causa esse efeito deve ser vista.

Resultado de imagem para os treze porques serie

Conforme as fitas vão passando você deseja que aquilo que aconteceu com a Hannah não se verdade, é cruel e terrível pensar que existem pessoas sofrendo isso a todo momento, inclusive o que acontece nos dois últimos episódios (que tem classificação para maior de 18 anos), mas a série faz a gente ver que o que aconteceu é real e que se não revermos vai continuar acontecendo, mais vidas serão perdidas.

Temos também o fato de que os amigos da Hannah como a Jessica, o Alex e até mesmo aqueles que ela achava que seriam seus amigos foram os principais motivos para que ela deixasse de querer viver. Amigos também podem partir seu coração, é algo que parece mais cruel do que terminar um namoro de muitos anos, mas é verdade. A série enfoca muito nessa questão de amizade, porque também temos que ter cuidado com quem andamos.


Resultado de imagem para os treze porques serie

Eu poderia ficar horas e horas falando sobre como a série precisa ser vista, sobre como o suicídio deve ser falado e não é frescura nem motivo para chamar atenção, como o que falamos pode acabar com uma vida. O melhor movimento da série foi o feito no twitter onde a hashtag #NãoSejaUmPorquê tomou contas das redes com o mensagens de pessoas que sofreram e de quem apoia quem sofreu, até mesmo a ajuda procurou.

ASSISTAM E SINTAM O IMPACTO 

Deixe um comentário