Heey !

Não vou de novo usar a escola como desculpa, mas infelizmente é ela quem tem me atrapalhado nos posts regulares. Enfim, decidi fazer um post baseado na minha aula de literatura sobre os clássicos que todos deveriam ler, seja ele brasileiro ou internacional.

Alguns deles eu li e outros recebi recomendação da minha professora, e como estudei ele na escola recomendo que leiam. Convenhamos que para nós leitores não é tão difícil assim ler clássicos, além de tudo eles abrem o vocabulário e a mente para que não estejamos fadados a repetir o passado.

Para quem também é escritor além de leitor ler clássicos é o essencial, o que mais gosto em literatura é entender como tudo que temos hoje surgiu, a luta pelos valores, a diferença de ideias. Isso abre a mente do jovem escritor, além de mostrar que ele tem um diferencial.

Ler clássicos não é só para dizer "Olha, sou culto", se pensa assim vai se exorcizar e depois venha ler. Ler é uma paixão e ler clássicos é entender tudo que antecedeu seu livro favorito até os dias de hoje.

Confira a lista de clássicos que todos deveriam ler:

Orgulho e Preconceito de Jane Austen


Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

Porque Comprar:

Estou lendo esse clássico em inglês, confesso que assisti primeiro ao filme e fiquei completamente apaixonada pelo Darcy, me identifiquei com a Elizabeth Bennet e o jeito que ela lidava com a vida. Adoro todo esse clima de século XVIII. Você deve ler para entender como as pessoas mais "estudadas" da época pensavam, se você é escritor deve ler para saber construir o romance sem exageros. 

Onde comprar:

Livraria da Folha



Helena de Machado de Assis



Filha bastarda do conselheiro Vale, a jovem e bela Helena é reconhecida por ele em testamento e passa a viver na mansão da família. Só então conhece Estácio, apresentado a ela como seu irmão. Mas entre eles despertou o amor. E agora?

Porque Ler:

Esse foi o primeiro clássico que eu li, Helena ensina como olhar a vida de um jeito incrivelmente diferente. Seu irmão Estácio diz que ela poderia ser advogada de tanto que gosta de argumentar, entendemos esse período da historia com a Helena. Para os escritores ajuda a criar uma mocinha sem aquele esteriótipo de Bella.

Onde Comprar:


Dom Casmurro de Machado de Assis


Machado de Assis (1839-1908), escrevendo Dom Casmurro, produziu um dos maiores livros da literatura universal. Mas criando Capitu, a espantosa menina de "olhos oblíquos e dissimulados", de "olhos de ressaca", Machado nos legou um incrível mistério, um mistério até hoje indecifrado. Há quase cem anos os estudiosos e especialistas o esmiuçam, o analisam sob todos os aspectos. Em vão. Embora o autor se tenha dado ao trabalho de distribuir pelo caminho todas as pistas para quem quisesse decifrar o enigma, ninguém ainda o desvendou. A alma de Capitu é, na verdade, um labirinto sem saída, um labirinto que Machado também já explorara em personagens como Virgília (Memórias Póstumas de Brás Cubas) e Sofia (Quincas Borba), personagens construídas a partir da ambigüidade psicológica, como Jorge Luis Borges gostaria de ter inventado.

Porque Ler:

Para mim o Machado é o cara que sabe como criar uma personagem, ele me mostrou como não criar personagens superficiais. Mostra a trama psicológica de um jeito que só o Machado saberia explicar. TODO mundo deveria ler esse livro. 

Onde Comprar:



Um Conto de Duas Cidades de Charles Dickens 



A narrativa de Um Conto de Duas Cidades - que se refere a Londres e Paris - tem início em 1775, quando começam a germinar os movimentos que culminariam na Revolução Francesa. Em meio a grandes injustiças e abusos por parte da nobreza, os camponeses e artesãos conformam-se com as injúrias, sabedores de que o tempo da vingança está próximo. Considerado um clássico da literatura inglesa do século XIX, Um Conto de Duas Cidades trata ao mesmo tempo da realidade da Inglaterra e da França revolucionária. Dickens toma como ponto de referência a Revolução Francesa para apontar os problemas sociais e políticos da Inglaterra, pois temia que a história se repetisse em seu país quando escrevia o romance.

Porque Ler:

Dickens é um clássico, embora nunca tenha lido sei que ele faz parte dos livros que todos devem ler. Conheci o livro através da leitura da trilogia "As Peças Infernais" onde a Cassandra conta mais sobre o livro. O romance mostra os movimentos da Revolução e todo aquele sentimento que seguiu na época. Vale apena conferir.

Onde Comprar:


O que acharam? Faltou algum clássico? Esses foram os recomendados e os que li. Falem sobre os seus favoritos.

21 Comentários

  1. muito legal sua idéia de post e adorei a indicação de Dickens (:

    ResponderExcluir
  2. Só não li ainda um conto de duas cidades, os outros não só li e amo como são três dos meus favoritos. Parabéns pelo post.

    http://codinomelizz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia, é realmente muito bom >< , são ótimos mesmo, obrigado !

      Bjoos Miih

      Excluir
  3. Oi Miih, tudo bem?
    Adorei seu post e concordo com você, quando você diz que não devemos ler clássicos simplesmente para levantar a bandeira de cultos!
    Eu estou louca para ler os 6 livros da Jane Austen, espero comprar ainda esse ano. Já li vários clássicos tanto nacionais quanto estrangeiros, e recomendo muito O Grande Gatsby e O Morro dos Ventos Uivantes. São muito bons!

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey, tudo sim e você ? Sim, nunca devemos fazer isso. Sou louca para ler O Grande Gatsby e também já li O morro dos Ventos Uivantes e é mesmo muito bom.

      Bjoos Miih <3

      Excluir
    2. Oii, tudo sim e você ? Sim, devemos ler por puro amor ao desconhecido e não por isso, eu li poucos da Jane Austen, gostaria de ler mais livros dela. Nunca li O Grande Gatsby, está na minha lista ! O Morro dos Ventos Uivantes é ótimo, eu gosto também !

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  4. Não li nenhum desses livros ainda. Jane Austen é uma escritora que esta na minha lista de leitura, mas para mim um dos clássicos que sempre vou gostar são os livros do Sherlock Holmes escritos pelo Sir Arthur Conan Doyle.
    Beijos...
    http://rainbooksandcoffee.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale apena ler Jane Austen >< , Eu sempre quis ler Sherlock Holmes , mas nunca tive a oportunidade de ler

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  5. Já li Dom Casmurro e sou apaixonada pelos personagens, é um dos meus livros favoritos. E Sempre quis ler livros da Jane Austin desde quando eu lia Crepúsculo e era um dos livros favoritos da Bella.

    Beijo,
    http://heybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimos personagens, leia é uma ótima autora. A Bella gostava de Emily Bronte que escreveu O Morro dos Ventos Uivantes, mas também amava Jane Austen <3

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  6. Eu também vi o filme de Orgulho e Preconceito e ainda não li o livro, quero ler. E não li nada do Machado de Assis, uma vez fui começar a ler Dom Casmurro mas tinha muitas palavras que eu não conhecia e deu preguiça rs, mas um dia ainda tenho que tentar ler.
    E o Charles Dickens eu li David Copperfield mas uma daquelas versões adaptadas. Eu preciso ler mais clássicos rs
    adorei as suas justificativas, principalmente a de Helena pra construir uma protagonista feminista que não seja tão apática. E quando elas não são elas são tipo Katniss e Tris, não tem meio termo rs
    bjs
    felicidadeinventada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um lindo filme, eu adoro esse filme *U* Leia, Machado é ótimo. Leia,são super legal. Procuro passar um pouco do que eu senti lendo, fico feliz que tenha gostado ><

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  7. Ótimos títulos.
    Daí li somente Dom Casmurro, mas já faz tempo e pouco lembro, mas uma coisa que não me sai da cabeça é o quanto esse livro é genial. Machado de Assis é sensacional.
    Enfim, os demais planejo ler ^^
    Ótimo post.

    Um abraço
    http://blogvagandoedivagando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um livro genial. Machado é fantástico !

      Bjoos MIih <3

      Excluir
  8. Miih, tudo bem?

    Adorei o post, literatura clássica é sempre um tabu, afinal, o que define uma obra clássica? Será que em alguns anos Harry Potter será um clássico? Estudar literatura é fantástico e quando você pega um professor apaixonado fica mais fácil o entendimento afinal ler também é um exercício de experiência e você não deve pular etapas precisa de orientação. Você imaginou ler Machado de Assis e discutir se Capitu traiu ou não no 6º ano? Enfim é uma discussão polêmica. O post está excelente e foi um dos raros blogs que mencionou livros clássicos. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi , bem sim e você ? Sim, literatura é uma delicia e não deveria ser tão polêmica quanto fazem ser, deveria ser bem falada para que todos leem. Realmente poucos blogs falam, o que é errado clássicos também são bons.

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  9. Respostas
    1. Sim, realmente é um belo livro :)

      Bjoos Miih <3

      Excluir
  10. Dom Casmurro é um livro que sempre tive vontade de ler, assim que arrumar um tempinho vou colocar a leitura em dia :)

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir